Veja como é fácil montar sua horta com materiais recicláveis

Por Daniel Garcia

Antes de descartar algum objeto de sua residência ou local de trabalho tente destiná-lo a outra função, por exemplo, como vaso ou suporte para plantas. Devido à grande quantidade de recipientes descartados diariamente e que poderiam ser reaproveitados para diversas finalidades, a prática de reciclagem passa a ser uma atitude comunitária e de bem com o meio ambiente.

Usar a criatividade parece algo complicado, mas você se surpreenderá com sua capacidade após investigar por alguns instantes a finalidade adequada para um determinado objeto que teria o lixo comum como destino final. Alguns exemplos de objetos que podem ser reutilizados como vasos e jardineiras são: garrafas PET, recipientes de margarina e de leite, pneus e baldes. Outros, como gavetas de armário, pedaços de cano PVC, roda de carruagem (figuras ilustrativas no final do texto) estão entre os materiais menos comuns, porém, de reaproveitamento plausível.

Se o destino para um recipiente for servir de vaso, faça um planejamento simples de como será feito o reaproveitamento de forma que a espécie e porte da planta, bem como o local onde você deseja colocá-la sejam apropriados.

O primeiro passo é observar se o recipiente possui profundidade suficiente para suportar uma ou mais  espécies vegetais. O próximo passo é escolher plantas que não sofrerão com a falta ou excesso de luz (ver artigo: Planeje você mesmo sua horta dentro de casa: cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares). É importante consultar um ou mais livros sobre cultivo (referências 1, 2 e 3) a fim de aprimorar seu conhecimento sobre as exigências de cada planta que deseja cultivar. Geralmente o tipo de terra, quantidade de água, de adubo e de luz diária são os fatores mais importantes a serem observados. O terceiro passo é unir o útil ao agradável, pois você deverá escolher um local onde além da luminosidade suficiente para as plantas, seja também de fácil acesso para as pessoas apreciarem as hortas.

Dependendo do tipo de recipiente, você poderá cultivar plantas de pequeno porte, como: alfazema (Lavandula sp.), poejo (Mentha pulegium), tomilho (Thymus vulgaris), cebolinha (Allium fistulosum), salsinha (Petroselinum crispum), alface (Lactuca sativa), rúcula (Eruca sativa) entre outras. Para aproveitar os recipientes maiores é recomendável o cultivo das seguintes plantas: capim-limão (Cymbopogon citratus), erva-cidreira (Lippia alba), manjericão (Ocimum basilicum), alecrim (Rosmarinus officinalis) entre outras.

Portanto, não hesite em fazer uma horta ou jardineira com recipientes usados. Use a criatividade, aproveite o espaço no ambiente onde você vive e ajude a manter a cidade menos poluída!

Referências de livros:

1. CORREA JR, C., MING, L.C., SCHEFFER, M.C. Cultivo agroecológico de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, P. 75, 2006.

2. FURLAN, M. R. Cultivo de plantas medicinais. Cuiabá: 3 ed. vol. 1, SEBRAE, p. 137. 2005.

3. FURLAN, M. R. Cultivo de plantas aromáticas e condimentares. Cuiabá: 3 ed. vol. 1, SEBRAE, p.121, 1998.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Daniel Garcia é graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade Cantareira (SP), com iniciação científica em Etnofarmacologia pela UNIFESP e Agronomia pela USP. Atualmente é mestrando em Horticultura pela UNESP.

Tags:, , ,

About Coletivo Curare

Somos um coletivo multidisciplinar de pesquisadores, nas áreas de biologia, naturologia, farmácia e agronomia, com a missão de difundir o conhecimento científico sobre as plantas medicinais, tóxicas e outros produtos naturais.

3 responses to “Veja como é fácil montar sua horta com materiais recicláveis”

  1. Edinalva dos Santos Sande says :

    Gostei da horta da bica,já comecei fazer a minha, espero que de certo.Obriga pela dica!

  2. Valéria Vasconcelos de Oliveira says :

    Gostei da ideia de montar uma horta com materiais recicláveis. Sensacional !!!

Trackbacks / Pingbacks

  1. Jardim de Aromas | C U R A R E - Ciência das Plantas Medicinais - outubro 30, 2013

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: