Planeje você mesmo sua horta dentro de casa

Cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares

Por Daniel Garcia

Quem vive em áreas urbanas sabe como é difícil encontrar hortas de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Não podemos colocar desculpas, como por exemplo a falta de espaço dentro de nossas casas, como empecilho para deixar de cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Até mesmo em terraços (conhecido também como sacadas) de apartamentos e lajes de casas são locais possíveis para manter uma pequena horta.

Possuir plantas medicinais em casa podem trazer benefícios para toda família, desde o respeito ao meio ambiente até uma educação alimentar mais saudável.

Para iniciar uma horta de plantas medicinais, aromáticas e condimentares em pequenas áreas basta ter força de vontade, criatividade e entender um pouco sobre o comportamento das plantas, assim como fazemos com os animais de estimação. Não é preciso ser biólogo ou agrônomo para entender sobre os conceitos metabólicos das plantas, mas é importante saber quais são as suas necessidades vitais para termos sucesso no cultivo.

Dentre muitos fatores importantes na hora de iniciar um cultivo, primeiro você deve observar se o local onde as hortas (seja em vaso ou diretamente no solo de quintais) vão ficar está voltado para o lado onde o sol ilumina a maior parte do dia (lado Norte) e, verifique também, se não possui sombreamento desse local por árvores, grandes edificações entre outras barreiras da luz solar. Esse detalhe é importante, pois um número considerável das plantas medicinais exige luz solar direta na maior parte do dia para ter boa qualidade organoléptica, como: mil-folhas, babosa, anis, alfavaca-cravo, alecrim, arruda, erva-baleeira entre outras. Agora, para quem quer cultivar plantas aromáticas e condimentares no peitoril de janelas voltadas para o Norte, algumas espécies são mais recomendadas como: manjericão, cebolinha, salsinha, tomilho, poejo, manjerona, sálvia entre outras. O cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares no mesmo local pode ser viável, desde que respeite as necessidades vitais de cada espécie.

Mas não fique triste se você não possui um local voltado para o Norte, pois ainda assim é possível cultivar plantas medicinais que não necessitam de radiação solar direta para crescer, como por exemplo: cavalinha, carqueja, incenso entre outras. Portanto, antes de escolher as espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares que você deseja cultivar na horta, verifique o movimento do sol para saber quais delas poderão ser cultivadas sem sofrer com a baixa qualidade. A dica é sempre consultar um bom livro de plantas medicinais, aromáticas e condimentares que explique as etapas do cultivo de cada espécie*. Ficarei desde já disponível para sanar qualquer dúvida dos leitores sobre o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares dentro de casa.

*Leituras complementares

Sartório, M.L., Trindade, C., Resende, P., Machado, J.R., 2000. Cultivo orgânico de Plantas Medicinais. Editora Aprenda Fácil, Viçosa, MG, 258p.

Correa Jr. C.;  Scheffer, M.C.; Ming, L.C., 2006. Cultivo agroecológico de Plantas medicinais, Aromáticas e Condimentares.  Emater, 75p.

Lorenzi H., Abreu Matos, F.J., 2008. Plantas Medicinais no Brasil. Instituto Plantarum.

Furlan, M.R., 2005. Cultivo de Plantas Medicinais: SEBRAE.

Furlan, M.R., 2005. Ervas e Temperos: cultivo e comercialização: SEBRAE.

Daniel Garcia é graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade Cantareira (SP), com iniciação científica em Etnofarmacologia pela UNIFESP e Agronomia pela USP. Atualmente é mestrando em Horticultura pela UNESP.

Tags:, , ,

About Coletivo Curare

Somos um coletivo multidisciplinar de pesquisadores, nas áreas de biologia, naturologia, farmácia e agronomia, com a missão de difundir o conhecimento científico sobre as plantas medicinais, tóxicas e outros produtos naturais.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: