Importância da Flora Espontânea

Por  Marcos Roberto Furlan

Centella asiaticaNos quintais, a centelha-asiática, geralmente, aparece como uma planta invasora, sendo retirada quando é notada. A maioria das pessoas, porém, não sabe que ela possui um valor considerável, inclusive econômico, na fitoterapia.

A forma de desenvolvimento e de propagação dessa espécie lembra o morangueiro, mesmo não sendo da mesma família, pois ela pertence à família Apiaceae, enquanto o morangueiro é uma Rosaceae. Pode receber outro nome popular, como, por exemplo, gotu-kola e colágeno-de-gotu, mas até por esses nomes não é muito conhecida pela maioria da população.

De origem Asiática, no Brasil, atualmente, é encontrada em quase todas as regiões do país, desde que o solo tenha boa umidade. Na época de estiagem, a centelha-asiática pode desaparecer, mas depois se restabelece novamente, desde que tenha umidade.

A centelha-asiática ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias químicas, tem efeito revitalizador nas células do cérebro e nervos, podendo também ajudar a estimular a produção de colágeno, quando usado anteriormente e topicamente sobre a pele, conferindo um aspecto mais firme sobre esta. Entre os usos medicinais, podem ser citados, por exemplo, para tratamento de úlceras varicosas, da psoríase, de diarreias, de insuficiência venosa, de febres e de doenças do trato genital.

Destaca-se na melhoria da cicatrização, por ter propriedades regenerativas, estimulando a mitose celular. É muito usada em produtos cosméticos, na fabricação de cremes reafirmantes e para celulite, inclusive no combate contra à queda de cabelo. Restabelece as trocas metabólicas entre o tecido conjuntivo e a corrente sanguínea, permitindo não haver acumulação de toxinas e águas, atuando sob a circulação, desinchando e desintoxicando,  podendo gerar um aspecto emagrecedor, no qual é bem visto pelas mulheres.

Estudos demonstram que suas substâncias ativas podem contribuir na melhora da celulite, ao agir no tecido congestionado, subnutrido e sem elasticidade, promovendo uma ação reguladora, que ajuda a normalizar a produção de colágeno e a melhorar a circulação local.

Autores do texto:

Acadêmica de Biologia Juliana Ferrari
Eng. Agr. Marcos Roberto Furlan

Link para artigos sobre a espécie:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3116297/
http://www.anaturalhealingcenter.com/documents/Thorne/monos/Centella-asiatica-mono_12.1.pdf

Marcos Roberto Furlan é Engenheiro Agrônomo com doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é Vice-Reitor e Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. do curso de Agronomia da Faculdade Integral Cantareira e Prof. em cursos de especialização na UNITAU e nas Faculdades Oswaldo Cruz. Colaborador do Coletivo Curare, escreve originalmente para o blog Quintais Imortais.

Tags:, , ,

About Coletivo Curare

Somos um coletivo multidisciplinar de pesquisadores, nas áreas de biologia, naturologia, farmácia e agronomia, com a missão de difundir o conhecimento científico sobre as plantas medicinais, tóxicas e outros produtos naturais.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: